A Comissão de Gestão de Albufeiras levantou as restrições ao uso de água que se mantinham nalguns locais, devido à evolução favorável das reservas armazenadas, excepto em sete casos, disse à Lusa fonte do Instituto da Água (INAG).
A decisão foi tomada terça-feira após uma reunião que serviu para analisar a situação geral das reservas de água armazenadas nas albufeiras, no sentido de rever as decisões tomadas no último encontro da Comissão (24 de Janeiro de 2006).
A Comissão concluiu que a situação está normalizada, excepto nos casos das albufeiras para abastecimento urbano de Vale Ferreiros (Torre de Moncorvo), Fonte Longa (Carrazeda de Ansiães) e Peneireiro (Vila Flor) e das albufeiras de fins múltiplos de Roxo e de fim único de Fonte Serne, no que se refere à componente de rega. As albufeiras de Campilhas e Meimoa também mantêm algumas restrições à rega.
Nos restantes casos onde tinham sido acordadas restrições, concluiu-se não se justificar a sua manutenção, face aos elevados níveis de armazenamento nas albufeiras e à recuperação dos aquíferos...
|