.
INTERREG III BAQUAMAC

.








 

 

 

 



74 milhões garantem futuro do abastecimento de água. MADEIRA, 12/03/06

Cerca de 74 milhões de euros é o montante estimado de investimentos a realizar até ao ano de 2013 ao nível da rede de abastecimento de água da Madeira. Os projectos da primeira fase de investimentos, a realizar pelo Governo da Região, em parceria com a IGA até 2008, e orçados em 44 milhões de euros, prevêem a introdução de melhoramentos em vários canais e recuperação de lanços já existentes, assim como a construção de várias lagoas de armazenamento de água em altitude.

Segundo o presidente da IGA, entidade responsável pela execução deste importante conjunto de obras, neste momento, «96% da população madeirense já é servida com água potável de qualidade». Alcançado que está este objectivo, as prioridades do Governo Regional e da IGA «centram-se agora no sector público do regadio agrícola, no qual são ainda sentidas carências a vários níveis, não só por questões relacionadas com a indisponibilidade de caudais durante o Verão, mas sobretudo pela ineficácia do serviço de distribuição face às elevadas perdas de água ao longo da rede de levadas».

Em relação às perdas de água, Pimenta de França reconhece ser necessário proceder à «recuperação dos caudais perdidos numa rede de canais antiga». Daí estar em curso, ou em fase de preparação, um conjunto de obras e de intervenções que permitam um melhor aproveitamento e uma gestão mais eficaz dos recursos hídricos da Madeira.

Assim, para além das obras de recuperação do Sistema de Aproveitamento dos Tornos, uma obra da responsabilidade da IGA e já em curso, encontra-se também a decorrer, por iniciativa desta mesma sociedade, a reabilitação da Levada dos Zimbreiros, na Ponta do Sol.


Fuente: Diário de Noticias da Madeira, 12/03/2006

Fecha publicación: 28-03-2006

Noticia completa en formato PDF

.