A nova tabela de preços da água é hoje discutida na reunião de vereadores da Câmara Municipal do Funchal. Os aumentos são consoante os escalões de consumo à excepção das famílias numerosas. Para estes agregados familiares, a autarquia prevê descontos até 5o por cento.
A proposta de aumentos foi elaborada pelos serviços tutelados por Henrique Costa Neves. O vereador do Ambiente refere que actualização foi feita porque a IGA também actualizou os preços da água que vende à autarquia.
Deste modo, ficou estabelecido que, no primeiro escalão, o metro cúbico passa de 22 cêntimos para 24; no segundo a subida é de 42 para 46 cêntimos e no terceiro a subida é de 77 para 85 por metro cúbico. O aumento maior é no quinto escalão, onde o metro cúbico passa a custar mais 30 cêntimos, passando de três euros para três euros e 30.
Segundo Costa Neves, a larga maioria dos consumidores do Funchal situa-se nos três primeiros escalões. O que significa que, na prática, o consumidor médio (que tem um consumo de 20 metros cúbicos por mês) irá pagar mais um euro e 97 por conta...
|