O Governo Regional decidiu dar início a um programa de investimentos no sector hidroagrícola da Região, para recuperar a Lagoa do Santo da Serra, cuja capacidade de armazenamento está neste momento limitada a 40 por cento, devido a fugas de água. Nos planos do Executivo está também a construção de duas novas lagoas no concelho de Machico, que vai servir, essencialmente, a produção agrícola nas zonas da Portela, Porto da Cruz e zona Oeste de Machico.
Segundo o DIÁRIO apurou junto do secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, ainda não está apurado o custo com a implementação deste projecto, uma vez que a "Investimentos e Gestão de Água" (IGA), está a proceder à sua avaliação técnica e financeira.
No entanto, adiantou que o Governo Regional está a avaliar a recuperação da Lagoa do Santo da Serra, uma infra-estrutura com um volume de armazenagem equivalente a 900.000 metros cúbicos, mas que neste momento tem a sua capacidade limitada a cerca de 40 por cento, devido à «instabilidade dos solos de fundação» e à «inadequação das telas de impermeabilização»...
|