A Empresa de Electricidade da Madeira e a Vice-presidência do Governo Regional apresentaram ontem o sistema de Aproveitamento de Fins Múltiplos dos Socorridos.
Em síntese, trata-se de pegar na estação hidroeléctrica de Inverno existente e colocá-la a trabalhar o ano todo. Agora a estação só funciona no Inverno por falta de água. Para ultrapassar essa condicionante, foram criadas duas galerias subterrâneas de acumulação de água. Uma no Covão e outra na Ribeira dos Socorridos, onde fica a hidroeléctrica.
Quando a galeria do Covão estiver cheia, a água será turbinada durante o dia, que é quando existe um pico de procura de electricidade. Mas, em vez de, como até agora, a água ir para a ribeira, será acumulada na galeria que foi construída junta da hidroeléctrica. Durante a noite, quando o consumo de electricidade é menor, a água será bombeada para a galeria do Covão, e assim sucessivamente. Com esta energia renovável, não é preciso investir em energia termoeléctrica para responder aos picos de consumo.
|