• Español
  • Português
Inicio
El Proyecto
Socios
Objetivos y Actividades
Últimas noticias
Hemeroteca
Eventos
Documentos
Galería de imágenes
Enlaces de interés
¿Sabías que...
Aquamac (2003-2005)
PSD alerta para a água

Fuente: Jornal da Madeira, 13/08/2008

O Grupo Parlamentar do PSD foi ontem visitar as obras de construção da Lagoa das Águas Mansas, na Camacha. É um investimento do Governo, através da IGA, que ascende a cerca de 5,2 milhões de euros.

O Grupo Parlamentar do PSD lançou ontem um apelo à população no sentido de um uso mais racional da água. O alerta foi dado aquando da visita às obras de construção da lagoa das Águas Mansas, na freguesia da Camacha, concelho de Santa Cruz.

Vicente Pestana lembrou que a chuva tem sido reduzida e que há cada vez maiores necessidades de água, por parte da população, quer para consumo, quer para rega.

A propósito desta última questão, o deputado social-democrata sugeriu que as pessoas partilhem com outros agricultores os excedentes de água de rega de que não necessitem, de forma a que nada se desperdice.

A Lagoa das Águas Mansas é uma obra da responsabilidade do Governo Regional, através da Investimentos e Gestão de Água, S.A. (IGA).
O projecto representa um investimento total de cerca de 5,2 milhões de euros.

A obra enquadra-se na intenção do Governo Regional de «aumentar a capacidade de armazenamento de águas em altitude, particularmente as águas excedentárias oriundas de forte pluviosidade, para utilização em períodos de maior carência», conforme explicou o deputado social-democrata.

No caso concreto da Lagoa das Águas Mansas, o objectivo é armazenar as águas superficiais provenientes da Ribeira da Boaventura e transportadas pela levada dos Eiroses.

A lagoa terá uma capacidade máxima de 214.500 metros cúbicos de água, o que garantirá o reforço ao abastecimento do regadio no eixo Santa Cruz-Machico, com especial incidência nas freguesias do Caniço, Gaula, Camcha, Água de Pena e Santa Cruz.

Vicente Pestana salienta, no entanto, que «também terá reflexos positivos nos concelhos de Machico e Funchal».

Será, igualmente, reforçado o abastecimento de água potável, em alta, à freguesia de Santo António da Serra.

Segundo o Grupo Parlamentar do PSD, a lagoa garantirá também «a reposição de caudais ao regadio do Lanço Sul do Canal dos Tornos, na eventualidade de supressão de água desse canal para reforço do abastecimento público de água potável aos concelhos do Funchal e Santa Cruz, em especial durante o período mais crítico do Verão».

 
© 2019 Instituto Tecnológico de Canarias, S.A.
Información legal e institucional | Política de Protección de Datos | Política de Cookies

Sitio optimizado para Internet Explorer. Se necesita Macromedia Flash Player 8 ó superior