• Español
  • Português
Inicio
El Proyecto
Socios
Objetivos y Actividades
Últimas noticias
Hemeroteca
Eventos
Documentos
Galería de imágenes
Enlaces de interés
¿Sabías que...
Aquamac (2003-2005)
Armazenamento e gestão de águas custa 450 milhões de euros

Fuente: DNoticias 21/08/2007

Secretaria do Ambiente vinca aposta nas 'lagoas em altitude' para enfrentar as alterações do clima; a partir de 2008 vão nascer mais três lagoas na Madeira, uma delas na Portela
Até 2020, o GR planeia investir 178 milhões no regadio agrícola, 109 milhões no abastecimento de água e 103 milhões no saneamento básico.

É uma verdadeira cruzada contra as alterações climáticas e a consequente falta de água, na Região. Até 2020, a Secretária Regional do Ambiente (SRA) planeia investir cerca de 450 milhões de euros, numa estratégia que visa aumentar a capacidade de armazenamento dos recursos hídricos e incrementar a rentabilidade da agricultura regional.

Depois do tratamento das águas residuais, da recuperação de alguns canais de água e da reflorestação, o Executivo vinca agora a aposta nas 'lagoas em altitude', um sistema que permite 'guardar' as águas superficiais captadas no Inverno - um período de maiores chuvas - para posterior utilização no Verão. A estratégia do executivo madeirense prevê um investimento de 178 milhões na área do regadio agrícola, 109 milhões no abastecimento às populações e 103 milhões no saneamento básico. Os restantes 60 milhões de euros vão ser usados na manutenção dos sistemas de gestão dos recursos hídricos e em outras intervenções necessárias à sua optimização.

Para encetar o leque de investimentos previstos, a SRA escolheu a Lagoa das Águas Mansas, localizada na Camacha. A obra a cargo da IGA já está em curso, vai custar 5 milhões de euros e vai permitir um reforço da adução da Estação de Tratamento de Água do Santo da Serra, garantindo assim o regadio agrícola no lanço Sul do Canal dos Tornos.

Trata-se de um investimento total de cerca de 5,2 milhões de euros cuja conclusão - prevista para o Verão de 2008 - vai também facultar o reforço do abastecimento de água à população e ao regadio agrícola, no concelho de Santa Cruz.

"Este é um investimento que vai ter ainda reflexos positivos nos concelhos do Funchal e de Machico, permitindo uma melhoria da qualidade de vida dos agricultores e rentabilizando a actividade agrícola", afirma Manuel António Correia, secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais.

TIRAR ÁGUA DO NORTE PARA DAR AO SUL Concluída a Lagoa das Águas Mansas, o próximo investimento do Governo vai contemplar a zona da Portela, com a construção de mais uma 'lagoa em altitude'. Segue-se a recuperação da Lagoa do Santo do Serra com capacidade de 900 metros cúbicos mas cuja perdas de água inviabilizam a sua utilização a 100%. A finalizar os investimentos previstos, está a construção de uma infra-estrutura congénere no Paul da Serra destinada à irrigação agrícola, ao abastecimento da população e ao aproveitamento agrícola.

"A Lagoa do Alecrim, no Paul da Serra, vai beneficiar os concelhos da Ponta do Sol e da Calheta e, indirectamente, Câmara de Lobos e Ribeira Brava", acrescenta Manuel António Correia.

O objectivo consiste, em segundo o governante, transferir água da zona Norte, com uma produção estimada nos 95% e apenas 5% de utilização, para o Sul da Madeira, onde a actividade agrícola é maior, não obstante a menor capacidade de produção de recursos hídricos calculada nos 5%.

 
© 2024 Instituto Tecnológico de Canarias, S.A.
Información legal e institucional | Política de Protección de Datos | Política de Cookies

Sitio optimizado para Internet Explorer. Se necesita Macromedia Flash Player 8 ó superior