• Español
  • Português
Inicio
El Proyecto
Socios
Objetivos y Actividades
Últimas noticias
Hemeroteca
Eventos
Documentos
Galería de imágenes
Enlaces de interés
¿Sabías que...
Aquamac (2003-2005)
Quase metade dos portugueses bebe água engarrafada

Fuente: Diário dos Açores, 01/06/2007

Quase metade dos portugueses opta por consumir água engarrafada, indica um estudo realizado pelo Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR), segundo o qual grande parte da população está insatisfeita ou desconfia da qualidade da rede pública.

Segundo o estudo do IRAR, quase metade dos portugueses (45,3%) bebe água engarrafada, 37,6% opta pela rede pública e em 16,3% dos casos a população bebe água de fontanário ou captação própria.

O consumo de água engarrafada subiu 56% na última década, sendo actualmente de 87,1 litros o consumo "per capita", o que se explica pelo grau de insatisfação dos consumidores com a água da torneira, mas também por factores económicos.

"80% das pessoas que bebem água engarrafada dizem que estão insatisfeitas ou desconfiam da qualidade, mas existem outros factores. Por exemplo, o preço deste produto baixou muito e não pesa no orçamento familiar. Além disso, houve também mudanças no estilo de vida. Hoje em dia, é normal andar sempre com uma garrafinha de água", explicou Sílvia Guerreiro, técnica do Departamento de Qualidade da Água do IRAR.

Paradoxalmente, a rede pública oferece mais qualidade e chega agora a mais casas do que há uma década. Mais de 90% dos portugueses dispõe de abastecimento da rede pública, mas a nível global 39 % está insatisfeito ou não tem confiança na qualidade da água da torneira.

Sílvia Guerreiro adiantou que um dos factores que mais contribui para esta insatisfação pode estar relacionado com a presença de cloro.

"A água pode ser de boa qualidade, mas se tiver um nível elevado de cloro, que altere o sabor, os consumidores rejeitam-na", explicou.

Segundo o levantamento feito pelo IRAR, o recurso a captação própria deve-se em 36,7% dos casos ao factor "tradição". A maior parte dos que optam por esta via (40%) controlam regularmente a qualidade da água.

 
© 2024 Instituto Tecnológico de Canarias, S.A.
Información legal e institucional | Política de Protección de Datos | Política de Cookies

Sitio optimizado para Internet Explorer. Se necesita Macromedia Flash Player 8 ó superior