• Español
  • Português
Inicio
El Proyecto
Socios
Objetivos y Actividades
Últimas noticias
Hemeroteca
Eventos
Documentos
Galería de imágenes
Enlaces de interés
¿Sabías que...
Aquamac (2003-2005)
Ambientalistas temem danos irreversíveis no solo por efluentes. PORTUGAL, 11/03/05

A falta de fiscalização do espalhamento de efluentes suinícolas nos solos está a aumentar os riscos de contaminação de recursos hídricos subterrâneos, avisaram vários ambientalistas reunidos em Leiria.
Durante as 11ª Jornadas sobre Ambiente e Desenvolvimento "Economia e Sustentabilidade", que tiveram ontem início em Leiria, a questão do espalhamento de efluentes é uma das matérias abordadas, já que existem riscos muito elevados de contaminação dos solos subterrâneos da região.
"Se existe uma autorização de espalhamento, tem de haver a devida fiscalização e monitorização", afirmou Mário Oliveira, presidente da Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria (Oikos).
O aviso também partiu de Luís Ribeiro, do Instituto Superior Técnico, considerando que existem riscos no uso dos efluentes suinícolas como fertilizantes agrícolas.
"Uma vez que os recurso hídricos subterrâneos continuam a ter um papel fundamental no abastecimento doméstico, industrial e agrícola, é importante ter em conta a utilização racional dos efluentes de suinicultura na agricultura, de modo a que as águas não sejam poluídas por substâncias indesejáveis, como é o caso dos nitratos e dos metais pesados", alertou...

Fuente: Diário dos Açores, 11/03/2005

Noticia completa

 
© 2024 Instituto Tecnológico de Canarias, S.A.
Información legal e institucional | Política de Protección de Datos | Política de Cookies

Sitio optimizado para Internet Explorer. Se necesita Macromedia Flash Player 8 ó superior